domingo, 4 de julho de 2010

um espaço vazio

esboço para montagem da sala
Foi me dado um espaço com a liberdade de colocar a obra que eu quisesse. Isto é maravilhoso para o artista, ao mesmo tempo angustiante. Na semiótica fala-se na lógica da incerteza, em meio ao acaso e o surgimento de idéias novas. Um processo a se seguir sem saber por onde começar.

Eu vinha trabalhando com a idéia da repetição, do caleidoscópio, da surpresa por novas imagens, seguindo o mesmo trabalho das fotografias, mas estava fazendo uma experiencia com meus desenhos. Eram desenhos com árvores. E as árvores repetidas e espelhadas me causavam surpresas. Gosto de imagens criadas no imprevisto.

E trabalhar com as árvores me fez lembrar uma árvore que marcou muito a minha infância, uma Acacia amarela que acompanhou a mudança da minha família de uma cidade para outra. E até hoje faz parte da vida da minha família.
E com as lembranças, iniciei um novo processo de mapear a memória através das lembranças onde passei minha infancia e adolescencia, desenhando o mapa da cidade, onde o início era a casa azul da acácia amarela e o rio que passava na cidade.
A casa, a árvore e o rio - três coisas marcantes na minha vida.

Yara Dewachter falava muitas vezes que tinhamos que ficar na nossa sala, pensando no que fazer, como fazer e isso foi determinante para o processo todo. Pensei então em coloca os dois trabalhos: mapa afetivo e arvores caleidoscópicas.
O diálogo entre as duas são as raízes. As raízes mais profundas de nossa memória. E o diálogo com a obra e a casa é o habitat. O espaço que vivemos.

"Quando , na nova casa, retornam as lembranças das antigas moradas, transportando-nos ao país da Infancia Imóvel, imóvel como o Imemorial. Reconfortamo-nos ao reviver lembranças de proteção." (Gaston Bachelard).

O melhor do Aluga-se foi a troca de idéias, a reforma da casa, a aproximação entre os artistas, as novas amizades, o descobrimentos, os relacionamentos, os questionamentos e a casa. Ficar na casa, trabalhar na casa foi fundamental para a montagem da sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário