domingo, 4 de julho de 2010

aluga-se

A idéia de reunir amigos artistas em uma casa partiu da artista plástica Yara Dewachter. Ela conseguiu uma casa de 400m2 que estava para alugar, que foi emprestada pela Vima Eid. Amigo chama amigo e a casa abrigou 23 artistas e mais 10 artistas convidados.
Para trocar idéias junto com os artistas, dando continuidade aos debates que muitos j'[a haviam participado, vieram o filósofo José Bento Ferreira e o artista Rafael campos Rocha.

Yara queria um espaço para eperimentação, o "fazer livre" que foi alcançado nas visitas à casa, na montagem conjunta dos espaços,nos cafés feito peo Giba e Fabiano, nas cervejas no final da tarde e nos muitos palpites que cada um dava. Com a convivência na casa durante os tres meses antes da inauguração, nasceu uma afetividade com a própria casa.

Lembrando Gastón Barchelard sabiamente disse: vive a casa em sua realidade e em sua virtualidade, através do pensamento e dos sonhos.
E foi assim que cada um passou a sensibilizar os limites de seu espaço.

Foi formada uma diretoria para organizar o evento, custos, apoios, assessoria de imprensa, criação de cursos e palestras e até mesmo uma lojinha com obras de pequenos formatos dos artistas da casa.

A idéia do nome, depois de várias propostas foi dada pelo artista Roberto Fabra e foi unanimidade. Dissociar a casa de nosso dia-dia já não era mais possível. A casa em exposição para ser alugada abrigando as obras em exposição durante dois meses. Alua-se passou a ser um fato. Aluga-se - em exposição - 10 de abril a 30 de junho. Para o texto de abertura da exposição foi convidada a artista plástica Leda Catunda.

Aluga-se foi um sucesso do início ao fim. se quiser saber mais sobre esta exposição
veja o blog:
alugase2010.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário